Precisamos tomar cuidado com os MODELOS prontos que encontramos na internet. Nesse vídeo eu expliquei a diferença dos combinados que tem em vista uma criança passiva e os combinados que promovem o protagonismo infantil.
Além disso, tem como construir os combinados desde o berçário, com muito protagonismo e colaboração.
Segue uma história que pode ser contada para as crianças para contextualizar o momento inicial de escrita dos combinados.
✅Essa história pode ser o pontapé inicial para a escrita dos combinados de forma colaborativa com crianças que já possuem a linguagem desenvolvida!
Tem um ponto de atenção muito importante:
❌ Nunca associar o comportamento de alguma criança com o monstrinho da história. Pois, isso não seria respeitoso. Ninguém gosta de ser comparado com um personagem que faz coisas erradas, não é?
⭐ Caminho sugerido:
Fazer uma roda de conversa com as crianças e destacar como foi bacana que o monstrinho aprendeu os combinados da escola e conseguiu fazer amizade com todo mundo.
Alguns trechos podem ser retomados para provocar reflexões, fazendo-os pensar sobre o que não é bacana!
E depois convidar a turma para fazer a construção dos combinados da turma!
História Tem monstro na escola!
Autor: Desconhecido
Reescrita: Juçara Batichoti
Quando o menino chegou na escola, no seu primeiro dia de aula, ele viu um monstro.
O menino ficou muito surpreso porque não sabia que monstros podiam ir pra escola.
Mas ele estava lá.
Ele fazia barulhos estranhos.
Corria de um lado pro outro.
E escalava os bancos do pátio.
Quando o menino e as outras crianças sentaram em seus lugares
O monstro começou a atirar os brinquedos.
A professora tentou ler uma história, mas o monstrinho interrompia
Falava junto com ela e ninguém conseguia escutar.
Ah monstrinho... você precisa aprender a "ouvir".
Na hora de ir pro recreio, todas as crianças saíram da sala com calma.
Menos o monstro.
Ele saiu correndo deixando toda a turma pra trás.
Ah monstrinho... você precisa ter "paciência".
No pátio, o monstrinho continuava a aprontar.
Empurrava as crianças quando corria.
E depois subia no escorregador pelo lado errado, sentava lá no topo e ninguém mais conseguia escorregar.
Ah... monstrinho! Isso não se faz!
você precisa aprender a ser "gentil".
Na hora de desenhar ele correu pra sala e riscou todos os trabalhos dos seus colegas.
Ah monstrinho... você precisa aprender a "respeitar".
Depois as crianças fizeram uma grande roda pra cantar.
O monstrinho ficou pulando, rindo, fazendo piadas e cutucando os seus colegas
Ah monstrinho... você precisa aprender a "partilhar".
Todos ficaram muito irritados.
Tinha sido um dia inteiro de travessuras do monstrinho .
E gritaram com ele "Já pedimos pra você parar! Você está incomodando. Monstros não deviam vir pra escola".
E você sabe o que aconteceu depois disso?
O monstrinho começou a chorar e todo mundo ficou espantado olhando pra ele.
Me desculpem! Disse o monstrinho!
Eu nunca tinha ido pra escola antes. Hoje foi a minha primeira vez e se vocês deixarem eu continuar aqui, a gente pode ser amigo e eu posso aprender tudo!
Aí o monstrinho aos poucos foi aprendendo a lidar melhor com os amigos, a ouvir quando os outros falavam, a partilhar os brinquedos e adivinha só?
Todos descobriram que o monstrinho era um ótimo amigo, conhecia brincadeiras muito legais e era muito divertido.