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Combinados com a turma


Precisamos tomar cuidado com os MODELOS prontos que encontramos na internet. Nesse vídeo eu expliquei a diferença dos combinados que tem em vista uma criança passiva e os combinados que promovem o protagonismo infantil.


Além disso, tem como construir os combinados desde o berçário, com muito protagonismo e colaboração.


Segue uma história que pode ser contada para as crianças para contextualizar o momento inicial de escrita dos combinados.


✅Essa história pode ser o pontapé inicial para a escrita dos combinados de forma colaborativa com crianças que já possuem a linguagem desenvolvida!


Tem um ponto de atenção muito importante:

❌ Nunca associar o comportamento de alguma criança com o monstrinho da história. Pois, isso não seria respeitoso. Ninguém gosta de ser comparado com um personagem que faz coisas erradas, não é?


⭐ Caminho sugerido:

Fazer uma roda de conversa com as crianças e destacar como foi bacana que o monstrinho aprendeu os combinados da escola e conseguiu fazer amizade com todo mundo.


Alguns trechos podem ser retomados para provocar reflexões, fazendo-os pensar sobre o que não é bacana!

E depois convidar a turma para fazer a construção dos combinados da turma!


História Tem monstro na escola!

Autor: Desconhecido

Reescrita: Juçara Batichoti


Quando o menino chegou na escola, no seu primeiro dia de aula, ele viu um monstro.

O menino ficou muito surpreso porque não sabia que monstros podiam ir pra escola.

Mas ele estava lá.

Ele fazia barulhos estranhos.

Corria de um lado pro outro.

E escalava os bancos do pátio.

Quando o menino e as outras crianças sentaram em seus lugares

O monstro começou a atirar os brinquedos.

A professora tentou ler uma história, mas o monstrinho interrompia

Falava junto com ela e ninguém conseguia escutar.

Ah monstrinho... você precisa aprender a "ouvir".

Na hora de ir pro recreio, todas as crianças saíram da sala com calma.

Menos o monstro.

Ele saiu correndo deixando toda a turma pra trás.

Ah monstrinho... você precisa ter "paciência".

No pátio, o monstrinho continuava a aprontar.

Empurrava as crianças quando corria.

E depois subia no escorregador pelo lado errado, sentava lá no topo e ninguém mais conseguia escorregar.

Ah... monstrinho! Isso não se faz!

você precisa aprender a ser "gentil".

Na hora de desenhar ele correu pra sala e riscou todos os trabalhos dos seus colegas.

Ah monstrinho... você precisa aprender a "respeitar".

Depois as crianças fizeram uma grande roda pra cantar.

O monstrinho ficou pulando, rindo, fazendo piadas e cutucando os seus colegas

Ah monstrinho... você precisa aprender a "partilhar".

Todos ficaram muito irritados.

Tinha sido um dia inteiro de travessuras do monstrinho .

E gritaram com ele "Já pedimos pra você parar! Você está incomodando. Monstros não deviam vir pra escola".


E você sabe o que aconteceu depois disso?

O monstrinho começou a chorar e todo mundo ficou espantado olhando pra ele.


Me desculpem! Disse o monstrinho!

Eu nunca tinha ido pra escola antes. Hoje foi a minha primeira vez e se vocês deixarem eu continuar aqui, a gente pode ser amigo e eu posso aprender tudo!

Aí o monstrinho aos poucos foi aprendendo a lidar melhor com os amigos, a ouvir quando os outros falavam, a partilhar os brinquedos e adivinha só?

Todos descobriram que o monstrinho era um ótimo amigo, conhecia brincadeiras muito legais e era muito divertido.


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