top of page

Dinâmica para reunião de pais

Ao planejarmos uma reunião de pais é comum pensarmos em uma dinâmica para aproximação entre escola e família, contudo, pode ser desafiador a escolha da melhor dinâmica.


Nós da Flimpo sempre promovemos reflexões sobre como os professores podem escolher práticas que demandem menor esforço ao mesmo tempo que promovam maior impacto na aprendizagem. Por isso, a pauta desse artigo vai se organizar a cerca da aprendizagem que vamos proporcionar às famílias.


Isso porque o trabalho do professor é complexo e com muitas atribuições diferentes, por isso só recomendaremos confecções se forem realmente essenciais ao objetivo de aprendizagem escolhido para o encontro.


Começando do início


Quando está acontecendo essa reunião? Qual é a principal mensagem que ela precisa passar?


Se for a primeira reunião de pais do ano, é um momento de apresentação e de combinados essenciais, porque iremos conviver em grupo durante 1 ano inteiro. É um tempo significativo, não?


Então, como podemos pensar em uma dinâmica para incentivar a parceria com as famílias?


Nós descobrimos uma maneira divertida e diferente para desenvolver dinâmicas e vamos te apresentar aqui.


Ela se resume em mostrar às famílias como nós planejamos vivências para estimular o desenvolvimento das crianças envolvendo o lúdico e os marcos do desenvolvimento infantil.


Agora vamos dar um exemplo para você entender o porquê disso.


1º exemplo:

Em uma turma de bebês sabemos que aos 9 meses é esperado o desenvolvimento do engatinhar, com 1 ano de idade os bebês seguram para se levantar e caminham segurando nos móveis e com 1 ano e meio, já andam sozinhos.


A partir desse conhecimento, nós Professores da Educação Infantil organizamos diferentes vivências para estimular e acompanhar o desenvolvimento individual de cada bebê. Para nós é clara a importância das estimulações, mas para as famílias pode não ser. Por isso, vamos fazer uma dinâmica para eles enxergarem com os nossos olhos como a brincadeira estimula o desenvolvimento e a aprendizagem na Educação Infantil.


Veja:

Vamos adaptar uma vivência típica do berçário para estimular o andar.


Vivência para os bebês:

Fixamos com fita crepe alguns brinquedos ou utensílios que interessam a turma um pouco acima da altura deles. Assim eles vão caminhar, retirando os itens da fita crepe. O interesse e a curiosidade vão estimular que o bebê caminhe pela sala se apoiando na parede.


Adaptação para as famílias:

Prepare o ambiente da sala referência com imagens de animais fixados na parede com fita crepe, também acima da altura média do grupo.


Escreva na lousa uma mensagem de recepção e peça para os familiares passearem pela sala retirando algumas figuras que estão fixadas na parede e que representem interesses de seus filhos. Quando todos finalizarem, comece a sua explicação.


"Olá famílias, preparei essa vivência para ter oportunidade de conversar um pouco com vocês e descobrir quais animais interessam seus filhos. Vou pedir para cada um apresentar as figuras escolhidas e nos contar um pouco da história que vocês compartilham com eles, pode ser a partir de uma história, brincadeira, brinquedo, entre outras possibilidades."


(Converse com as famílias, conheça histórias, faça anotações).


Em seguida, siga para a finalização da dinâmica, confira uma sugestão:


"Foi muito interessante conhecer um pouco mais sobre vocês e seus filhos. O conhecimento de vocês é único e nos auxilia no planejamento pedagógico personalizado para a turma.


Mas, não foi somente por isso que preparei essa vivência para vocês.


Na verdade, esse é um exemplo de vivência que preparamos para os pequenos.

Em uma turma de bebês sabemos que aos 9 meses é esperado o desenvolvimento do engatinhar, com 1 ano de idade os bebês seguram para se levantar e caminham segurando nos móveis e com 1 ano e meio, já andam sozinhos.


Quando realizamos a vivência para os bebês, ao invés de figuras de animais, colocamos brinquedos ou objetos de interesses deles na altura e com uma distância pequena, para estimular o caminhar se apoiando na parede.


Vocês podem realizar em casa também, vou avisá-los assim que começar esse estímulo aqui na escola.


E esse é apenas um exemplo de muitos que iremos compartilhar juntos ao longo desse ano letivo. Vocês gostaram?"


Agora é a sua vez!


Para criar a sua própria dinâmica, sugerimos 3 passos:

1- Pense em algumas vivências que você promoverá ao longo do ano letivo com a sua turma;

2- Escolha alguma vivência que possa ser adaptada para adultos;

3- Prepare o ambiente para receber os pais com ela;

4- Planeje uma finalização, para explicar o objetivo da dinâmica aos familiares.


Nos conte nos comentários qual é a sua opinião, ficaremos felizes em interagir contigo.


Artigo escrito por:

Taciana dos A. Nascimento

Pedagoga e Diretora Pedagógica da Flimpo Educação.

bottom of page